Off-topic: Diários e Organização | Bullet Journal

Outro dia me deparei com um vídeo falando em linhas gerais sobre bullet journal. Fiquei ultra interessada e fui procurar mais. O bullet journal, criado por Ryder Carroll, é um método de organizar tarefas, eventos e ideias, tudo em um lugar só e com o bom e velho papel. Eu, que já tentei agendas grandes e pequenas, Google Calendar e 34194012 aplicativos para celular, fiquei interessada. A premissa é bastante simples, como explica o próprio criador (não O criador. Criador do método apenas.):

Então, basicamente é necessario um caderno que satisfaça suas necessidades de tamanho, peso, estilo de papel e linhas; e uma caneta. Et voilà. Inicia-se por uma página que conterá o sumário, que será sendo construído a medida em que o caderno vai sendo preenchido (mais sobre isso adiante), portanto é preciso que as páginas estejam numeradas. A página seguinte é dedicada ao mês inteiro: cada linha é um dia do mês, que vem também sinalizado com a primeira letra do dia da semana. Na página ao lado é criada uma lista geral de coisas previstas para o mês. Na próxima página em branco inicia-se a parte dos dias: a cada dia você cria sua lista de tarefas que vai tendo outras coisas adicionadas ou riscadas.

Neste ponto é bom lembrar: este método de organização é baseado em tópicos, o que quer dizer então entradas simples, sem nada muito elaborado. Para cada tipo de entrada há um tipo de tópico (por exemplo: quadrado para tarefa, triângulo para compromisso com lugar e hora marcados, círculo para evento, ponto para notas gerais etc.). Também são colocadas outras sinalizações ao lado indicando prioridade (estrela/asterisco) ou urgência (exclamação). Às vezes alguém te fala sobre um assunto e você quer pesquisar sobre isso mais tarde, então pode adicionar um desenho ali também (o criador indica um olho). Enfim, nessa parte as possibilidades são enormes e cada um vai criando sua legenda.

Mas vamos supor que você não tenha cumprido todas as suas tarefas. Quando você fechar um dia e começar outro, colocando as tarefas para aquele dia, é só repetir aquilo que ficou faltando completar. Acho que essa repetição pode me ajudar a lembrar das coisas, porque além do problema crônico de procrastinação que afeta a todos nós, eu ainda por cima tenho uma memória terrível.

Bullet Journal 1

No entanto, às vezes precisamos criar listas de outros assuntos, que não se encaixariam numa lista de tarefas do dia. Suponha que você queira criar uma lista de filmes de fantasia que você ainda quer assistir. Basta usar a próxima página em branco, colocar o título e começar a usar. Para encontrar essa lista depois no meio do seu caderno, é só atualizar o sumário. Da mesma maneira, se houver uma outra lista no meio do mês, é só pular aquelas páginas e procurar a próxima em branco e continuar o mês normalmente – e atualizar no sumário as páginas.

Achei bem interessante e resolvi tentar. No meu caso, vou usar pra vida mesmo, vai ter que entrar tudo ali. Inclusive acho interessante pela possibilidade de, com o tópico de notas, simplesmente colocar algo que eu fiz no dia que ache relevante anotar e por aí vai. Eu nunca sei com que frequência abasteço o carro, por exemplo. No entanto, já vi por aí pessoas que acabam usando esse método só para uma área ou para um tipo de atividade.

Enfim, este post aleatório foi apenas para compartilhar essa ideia que achei bastante interessante e aparentemente simples. (Explicar que não é fácil, então recomendo o vídeo do carinha mesmo ali em cima, ele consegue falar melhor.) Alguém de vocês tem algum método de organização ou algum tipo de diário, no qual vocês registram acontecimentos do dia a dia? Eu sou completamente alheia a essas coisas, mas estou me interessando no assunto. Vamos ver até quando.

8 thoughts on “Off-topic: Diários e Organização | Bullet Journal

  1. Eu gostei MUITO da ideia, mas duvido que eu consiga manter tudo atualizado. Meu maior problema com organização é justamente a preguiça de anotar… Mas quem sabe com um caderninho bonito eu me animo? =P
    Beijo, Olivia! =D

    1. Pois é, Eduarda, vamos ver como sigo. Tenho deixado o caderno sobre a minha mesa o tempo todo, no trabalho e em casa. Antes de dormir e de manhã dou uma olhadinha, anoto coisas que acontecem durante o dia, essas coisas. Acho bom por ser, além de uma maneira de organizar as tarefas, um registro dos acontecimentos do dia. Bem legal.
      Beijos!

  2. Faz uma semana que comecei um protótipo de um bullet journal pra mim! Minha vida tá um pouco corrida e tem muitas coisas e projetos que quero dar andamento mas não estava conseguindo (porque é muita informação para uma cabeça só!) e estou adorando!!! Está me ajudando muito e já notei uma grande diferença! Acredito que mês que vem já queira um oficial e continue com este método (assim espero)! Como você Olivia, já tentei VÁRIAS coisas!!! E até agora o bullet journal está sendo a melhor! 😀 Beijos!

    1. Oi, Edvânia! Pois é, por enquanto eu ainda procrastino, mas muitas tarefas eu me lembro que tenho q realizar só por causa do bullet journal. Tem ajudado demais mesmo!!!
      Obrigada pelo comentário! =)

  3. Olá! Estou super interessada nesse método, só não entendi uma coisa, do lado direito anotamos todas as coisas que pretendemos fazer e do lado esquerdo , onde tem a lista de dias um abaixo do outro, é para escrever o quê? O que foi feito realmente?
    Bjs
    Marize

    1. Oi, Marize!
      Na verdade, você faz a parte com uma visao geral do mês, o calendario. Na pagina ao lado vc anota tarefas do mes. Aí a partir da página seguinte você vai fazendo dia a dia. Todo dia você anota a data e coloca as tarefas, aí pode consultar nas primeiras paginas do mês (o calendário) o que tem lá que é para aquele dia específico. Escrito é meio confuso, recomendo procurar vídeos e imagens na internet.
      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *