Lendo a Ditadura

Lendo a Ditadura

O projeto Lendo a Ditadura foi criado pela Paula Dutra, dona do blog literário Pipa não sabe voar. A Paula é uma pessoa extremamente engajada em questões sociais e criou o movimento a partir do que vimos desde o ano passado, 2015, em manifestações dos conservadores e da direita. Foi especialmente chocante ver pessoas pedindo o retorno dos militares ao governo e a defesa de que a ditadura militar no Brasil teria sido um período bom para o país. Talvez a marca mais forte daqueles protestos tenha sido uma senhora carregando um cartaz que perguntava “por que não mataram todos em 64?”.

Frente a tudo isso, como não falar sobre o que foi o regime autoritário no Brasil? Assim, a Paula chamou diversas pessoas que falam sobre livros na internet para discutir livros, filmes e músicas sobre a ditadura. O resultado foi o blog Lendo a Ditadura, que reúne as informações sobre o projeto e diversas resenhas.

Nem tudo, contudo, está por lá. Tem gente que tem usado a hashtag #lendoaditadura para espalhar esta discussão que, infelizmente, se faz mais necessária do que nunca.

*Como participar do projeto:

*Para enviar sugestões de títulos de livros, filmes e músicas que tratem do tema, deixe um comentário em nossa Planilha.
*Escreveu um texto bacana e quer compartilhá-lo no blog? Escreva para lendoaditadura@gmail.com.
*No instagram: publique a foto de um livro que você recomenda ler sobre o assunto e use a hashtag #LendoaDitadura
*Curta a página do projeto Lendo a Ditadura no Facebook e ajude a compartilhar as postagens entre os seus amigos

Quanto a mim, contribuí fazendo um vídeo de apresentação e um texto com resenha. O vídeo tem seus problemas, alguns dos quais eu tento “consertar” no texto do link a seguir.

Texto com resenha de Sombras de reis barbudos, do José J. Veiga, e considerações complementares acerca do video: AQUI.